Falando em Tancredo Neves…

O Brasil (e Minas Gerais especialmente) está comemorando desde ontem (04) o centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves.

Não se faz necessário aqui falar a história do Tancredo, todos sabem que ele foi um dos mobilizadores da retomada da democracia em nosso país e que não chegou a assumir a presidência devido uma grave doença que o levou a óbito.

Mas falando em Tancredo, independente da sua importância histórica no contexto político nacional dos anos 80, me lembrei de uma entrevista que li certa vez com Sylvio Passos, amigo pessoal e fundador do Raul Rock Club (maior fã-clube de Raul Seixas no País, onde o próprio mestre era associado).

Ele conta que chegou no apartamento onde Raul Morava, em São Paulo, no dia seguinte à morte de Tancredo Neves. O país estava numa profunda comoção e todos os veículos de comunicação acompanhavam a cerimônia fúnebre do presidente.

Sentado no sofá da sala junto a Raul (em seu apartamento), Sylvio conta que ficaram os dois ali, parados diante da televisão, acompanhando a cobertura ao vivo da Rede Globo. Ambos num profundo silêncio. Desde que Sylvio chegara ao apartamento, Raul não tinha aberto a boca pra dar uma palavra sequer. Estava soturno, muito estranho.

Depois de quase duas horas sentados em total silêncio, Sylvio olhou pra Raul e, achando que o velho anarquista estava abalado com aquilo tudo, falou:

– Raulzito, vou indo nessa. Parece que vai começar a chover…

Nisso, Raul fez um gesto para que Sylvio esperasse um pouco mais. Dirigiu-se até um outro cômodo do seu apartamento e voltou trazendo um colete salva-vidas. Ele entregou o estranho objeto para Sylvio e, com um sorriso sacana no canto da boca, disse:

– Sylvinho, meu filho, ponha isso pra se proteger. Lá fora, o perigo não passou totalmente, mataram até o Tancredo!…

Raul acreditava que o presidente havia sido assassinado numa conspiração dos militares, uma vez que quem assumiria (e assumiu mesmo!) seria o vice, José Sarney (aliado aos militares)…

Não precisa dizer mais nada. Raulzito sabia das coisas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s