Borra de café

Me perdoem o sotaque arrastado desse post de hoje, visse?! Mas é que, pra falar de um trabalho arretado como esse, do meu amigo Aluízio Guimarães, só puxando o sotaque mesmo!

Aluízio é uma figura massa dos bons e velhos tempos de faculdade – aqueles tempos onde a gente deixava de assistir aula para divagar sobre cultura e assuntos afins, enquanto bicávamos uma cachacinha lá no fiteiro de Dominguinhos…

Super criativo e multimídia, o cara além de jornalista sempre foi ligado em música, teatro, literatura, cinema… e falando em cinema, qual não foi minha surpresa ao saber que meu querido amigo vai lançar um filme em breve! Trata-se de Borra de Café, um curta-metragem que retrata a fértil região do brejo paraibano do início do século XX.

A produção, que conta com o apoio da UFCG e de várias empresas locais aborda a produção cafeeira do brejo da Paraíba que, no início do século XX, chegou a produzir o segundo melhor café do país.

A trama é dividida em duas fases: Na primeira, um caso amoroso que abala a sociedade da cidade de Bananeiras. Na segunda, uma relação familiar controversa, que promete causar polêmica.

O enredo do filme é baseado em “causos” e estórias contadas por moradores da região, sendo uma característica da produção a de retratar o cotidiano dos habitantes do brejo, uma região pouco valorizada por sua beleza e história. O filme procura mostrar uma outra face da Paraíba além do velho estereótipo de que por aqui só existe solo rachado, sol escaldante e mandacaru.

As cenas já gravadas são repletas de mata verde e rios caudalosos (característicos da região) como cenário por onde circulam os personagens Pedro da Mula (Napoleão Gutemberg) e Zé Tropeiro (João de Milton) com suas tropas de burros.

Borra de Café está previsto para estrear em novembro, com lançamentos na Festa da Laranja, em Matinhas, além de Campina Grande, João Pessoa, Olinda e Caruaru. Depois, participa de inúmeros festivais de cinema no Brasil e no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s