Vida longa ao curta!

“Vida longa ao curta!” – Foi com essa incitação que o roteirista e diretor Aluízio Guimarães terminou seu discurso na abertura do evento que marcou a pré-estreia do curta Borra de café (2010), no auditório do SESC Centro em Campina Grande nesta fria noite de 17 de abril.

O clima realmente estava propício para assistir a um filme que, além de um belo visual e um tratamento de som estupendo, tem as cores e cheiros da belíssima região do brejo paraibano. “A estética da miséria acabou. A gente já está cansado de ver a Paraíba sendo retratada como um lugar de miséria”, observa Aluízio no making off do filme.

O filme é realmente bonito, não só pela história dramaticamente incestuosa, mas esteticamente falando também. Ele traz o verde do brejo paraibano, misturado com o som sibilante do vento e o forte ronco das corredeiras abundantes. E o filme também tem cheiro. O cheiro da terra e das tradições, o cheiro do café torrado em tacho de cobre e pilado à mão. O filme tem sentimento. Tem alma. E quem o assiste fica com a alma e com o coração na mão; com um aperto de tensão no estômago, na expectativa do final da história. E que final! Breve e abrupto como a tempestade que pega o sertanejo de surpresa.

Quando o filme acaba, você fica com aquele gosto de café amargo e forte na boca, querendo saborear mais um bocadinho daquela borra de café que fica no fundo da xícara. Mas é o fim. Não há mais o que dizer.

O filme acabou e toda a multidão que lotou o auditório do SESC além de sua capacidade, saiu com a sensação de que aquele filme havia terminado, mas que com certeza, a nova história de cinema paraibano está apenas começando.

Anúncios

2 comentários sobre “Vida longa ao curta!

  1. A gente agradece todas as suas belas palavras. É para pessoas como vc que produzimos a nossa arte, de maneira simples e legítima…

    Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s