A arte de viver o agora

Você já reparou o fato óbvio que a gente começa a morrer no instante exato em que nascemos?

Já parou para pensar que a vida, bem ou mal, é feita de instantes?

Nesses últimos dias venho pensando bastante nisso: no monte de pessoas que não amei por medo; no monte de coisas e instantes preciosos que não usufruí pela ridícula desculpa da “falta de tempo”…

Numa vida “cigana” de idas e vindas, como a minha, vivo em constante trânsito de rodoviárias, aeroportos e portos… Abraços e sorrisos de chegadas misturam-se (às vezes de forma indissolúvel) a abraços e lágrimas de despedidas…

Não sei mais dizer se estou indo ou chegando, chorando ou sorrindo, dizendo “olá!” ou me despedindo…

E isso me faz pensar que, justamente por eu não poder estar no mesmo lugar em que estou hoje daqui a pouco, sinto que preciso aproveitar cada minuto da minha vida no tempo presente. Sim. Minha vida não tem mais passado nem futuro. Tudo agora é só o instante presente – tão fugidio quanto frágil.

É preciso, sim, nos atentarmos ao presente momento de nossas vidas. Viver plenamente cada minuto. É preciso desfrutarmos da companhia daqueles a quem amamos e daqueles que nos amam. É imprescindível se despedir com um abraço ou um beijo (ou os dois) e, de preferência, com palavras de carinho com todos aqueles que nos são caros, pois aquele instante, por inúmeros motivos nunca mais vai se repetir.

É preciso amar loucamente e rasgar o peito de paixão. É preciso fazer o bem, sempre, apenas por fazer. É preciso cantar (ainda que desafinado) a canção que mais gostamos. É preciso fazer tudo que der na telha e não se arrepender, mas aprender com as consequências. É preciso gargalhar até de nós mesmos e reconhecer o quanto somos todos, na maioria das vezes… e como diria o poeta: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”… Não há amanhã. É preciso viver AGORA.

Não procrastine a sua vida…

Deixe um comentário

