Passado…

Às vezes acordo com medo de encontrar com meu passado em uma esquina qualquer.

Temo encontrar aquele que fui algum tempo atrás…

E se ele vier me cobrar pelos amores que eu deixei de amar, pelo bem que eu deixei de fazer, pelo gesto de carinho que minha mão freiou e não fez?…

Sim. Tenho medo daquele cara; de encará-lo de frente (como num espelho onde me vejo velho).

E eu temo esse passado principalmente porque eu sei que ele, sim, me conhece tão bem!

E por mais que eu tentasse enganá-lo ou furtar-lhe lembranças eu sei que ele viria atrás de mim – implacável.

Esse cara conhece cada gesto meu. E hoje, por mais que eu tente mudar, de nada adianta, pois o hoje é apenas a consequência do que fui…

Impossível despistá-lo. É jogar sabendo que vou perder…

Lembro que, até bem pouco tempo atrás, eu não me importava muito com isso. Eu não fugia do meu passado. Apenas buscava encontrar meu futuro. Mas agora tenho a clareza de que tudo está ligado – passado, presente, futuro: O passado me persegue. Eu tento fugir dele e persigo o futuro. Mas este sempre escapa de minhas mãos…

Nada me resta fazer nesses dias de medo a não ser ficar quieto. Me fingir de morto. Não pensar em nada. Pois é justamente nas esquinas do pensamento que o passado sempre nos assalta. Bandido!

Outro dia o avistei de longe, parado num semáforo de pedestres. Ele estava de mãos dadas com uma criança tímida, de cabelos encaracolados e olhos arregalados (que contemplavam o mundo). Me reconheci naquela criança sisuda e um frio percorreu minha espinha…

Nesse instante pulei para a contra mão e saí correndo. O Eu Menino quase que me viu correndo assustado. Quase sempre me lembro dessa cena…

Remoo velhos erros cometidos e é aí que mora o perigo! Sinto calafrios só de imaginar o meu passado voltando. Tolo que fui… Tolo que sou…

O tempo é implacável conosco.

Deixe um comentário

