Origem da Palavra Sinceridade

Achei esse texto no site http://impactocerebral.blogspot.com/2010/12/origem-da-palavra-sincera.html retirei apenas a parte final, que fala sobre versículos da Bíblia, simplesmente por não gostar de proselitismos.

 

Alguém certa vez falou que a amizade sincera é como um copo de cristal muito fino e precioso. O copo deve ser guardado com carinho. Se ele se quebrar, você pode até colá-lo todinho, pedaço por pedaço, mas ele nunca voltará a ser o que era.

A traição ou falta de sinceridade é uma atitude que poucas pessoas conseguem esquecer. Elas podem até perdoar, mas dificilmente confiarão cem por cento em quem traiu. Conheço rapazes e moças que perderam bons amigos e até bons namorados (ou namoradas) só porque não foram sinceros.

Dizem os historiadores que a palavra “sinceridade” surgiu na Roma antiga. Os fabricantes de móveis vendiam suas peças na feira pública e alguns comerciantes desonestos costumavam cobrir com cera as falhas da madeira ou os buracos de cupim.

Assim, quando o comprador desavisado levava o móvel para sua casa, tinha a decepção de, após algum tempo, ver a cera derretendo e as falhas da madeira vinda à tona. Ele havia sido enganado e comprado uma peça estragada. Como não havia Procon, o jeito era ficar com o prejuízo.

Quando isso se tornou mais comum, os bons marceneiros iniciaram um tipo de controle de qualidade que sua peça era sine cera, isto é, sem cera. Daí surgiu a palavra sinceridade. Portanto, uma pessoa sincera, ou sem cera, é uma pessoa sem engano, sem artifícios, alguém que não fica fingindo ser o que não é.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s