On the Katz’s

 

Hoje eu acordei no ano de 1957. Era uma manhã fria e eu estava em um bairro sujo de Nova York. Coloquei minhas botinas de camurça, minhas calças com suspensórios, as camisas e a jaqueta de couro, além de uma touca de lã para tentar aplacar os 10ºC mais os efeitos da sensação térmica.

Segui caminhando sob a fina nevasca até chegar à Houston Street, para tomar um café expresso Katz’s Delicatessen.

Ao sentar ao balcão, peço um capuccino com conhaque, acendo um Marlboro e percebo um sujeito calado ao meu lado. Ele estava de cabeça baixa e rabiscava alguma coisa num pedaço de papel manteiga.

“Hi!”, disse eu, querendo ser simpático. Como o sujeito continuara introspectivo, fiz mais uma tentativa, usando meu inglês paupérrimo… “Está frio hoje, não acha?”.

Finalmente, o cara me olha com um ar distante, porém sem arrogância, mas de uma timidez gritante e fala: “Eu não tenho nada para oferecer a ninguém, exceto minha própria confusão”. Achei estranho, eu já ouvira aquela frase em algum lugar…

O sujeito tímido foi embora com uma grande mochila nas costas e pôs os pés na estrada.

Tomei meu café com conhaque, joguei um dólar no balcão e saí andando sem destino.

Aos poucos, enquanto eu caminhava, dei-me conta que, apesar de pertencer aquele lugar e àquela época, ainda demoraria 20 anos para que eu viesse a nascer. Foi quando acordei sobressaltado ao som de “Blowing in the Wind”, de Bob Dylan. Ao meu lado, na cama, repousava aberto o livro “On The Road”, onde eu pude ler uma frase marcada a lápis grafite: “Eu não tenho nada para oferecer a ninguém, exceto minha própria confusão”.

O cara tímido do Katz’s era Kerouac e ele estava apenas rabiscando o início daquela história…

Deixe um comentário

