Use com moderação*

O texto a seguir é de autoria da escritora Lulih Rojanski. Considero um verdadeiro presente para mim e para os amigos leitores deste blog. Lulih é o meu anjo, meu amor… mas antes de tudo é uma mulher maravilhosa e doce, que consegue transmitir em seus textos toda a doçura, serenidade e firmeza de sua alma, nos fazendo viajar por entre suas palavras como quem viaja numa floresta encantada onde as árvores tenham se transformado em letras. Não vou me alongar nesta apresentação. Então, simplesmente delicie-se com este texto…

Abra a porta de minha vida com firmeza, mas não abra mão de entrar de vez em quando pela janela. A primeira coisa que vai me encantar é sua atitude. A segunda, suas garras de tigre. Eu gosto do olhar distraído, mas cuide de onde e quando vai acionar o botão off, pois embora eu adore seu braço tatuado e o desenho pós-moderno de sua boca, meu tesão maior é por seu cérebro. Nunca pense que sei menos porque falo pouco, que sei muito porque meus olhos mostram profunda concentração. Costumo olhar mais para os barcos que passam do que para a teoria do caos. Em compensação, sei dizer duas palavras em polonês: meu amor. Não me acanho de dizer que Jacques Prévert me encanta mais que Platão, que José Mojica Marins mais que François Truffaut e que La Chambre Verte me deu náusea. Detestaria ser perfeita. Lembre sempre a data do meu aniversário, mas jamais mencione quantos anos eu tinha quando você nasceu. Acredite na minha infância, ela realmente existiu! Não ria quando eu falar da encarnação em que fui a Rainha de Sabá, porque, se você prestar bem atenção, vai ver que conservo resquícios de sua altivez. Portanto, me reverencie, às vezes, porém sem se curvar diante dos meus caprichos, porque eu costumo enjoar da submissão. Mais do que flores, permaneça me dando garantia de duradoura libertinagem, de sexo furtivo num terreno baldio, de doses diárias de afagos na nuca. Em minha presença, você só deve olhar pra mim, ainda que estejamos também na presença da Beyoncé. Quer olhar para outra mulher? Olhe para Martha Medeiros, que com ela eu divido qualquer coisa. Mas se ainda assim olhar para outras mulheres, que seja só para constatar que, definitivamente, eu sou muito melhor! Não precisa gostar de futebol apenas porque eu gosto, mas nunca torça contra meu time. Tenha noção de tempo, e nunca pergunte as horas quando estiver na cama comigo. Tenho muitas manias, mas não a do sexo apressado nem a do sono antes da meia-noite. Depois, o que pode haver além de nosso mundo quando estivermos na cama sobre a estampa da partitura de um allegro? Não me deixe brigando sozinha. Eu posso pensar que você não é de nada. Discuta à altura, mas não esqueça que no final das contas eu tenho razão. É o único modo de eu reconhecer que a razão é sua. Goste de carne vermelha mal passada, de lasanha de espinafre e de pudim de maracujá, senão nunca poderemos jantar juntos. De minha parte, prometo gostar imensamente de rúcula, de tomate seco e de pão integral. Perceba e elogie a mudança de cor dos meus olhos, conforme a luz do dia ou de acordo com meu grau de alegria, mas jamais diga que estou com olheiras. Desnecessário. Tenho em casa vários espelhos. Seja sempre terno, doce e inusitadamente louco. Adoro quebrar a mansidão com uma pegada bem firme, sair da rotina com um convite à pirataria, a um bar imaginário, ao heavy-rock-punk-trash. Cante pra mim ao telefone, me conte de quantas seitas foi adepto, confesse que tomou Daime, que fez picolé de cogumelo e que adorou cannabis no narguilé. Mate-me de rir de sua cueca nova, me sirva pão com ovo e café com leite pela manhã, pois eu sou de carne e osso, embora adore fazer você pensar que nasci no Olimpo. E nunca se canse de repetir que me ama bem muito. Acredite: vai sempre funcionar!

*Inspirado em “Eu, modo de usar”, de Martha Medeiros.

Um comentário sobre “Use com moderação*

Deixe um comentário

