Obsolescências

Não quero me obrigar a nada. Muito menos a escrever neste velho blog. Sim, velho. Porque tudo hoje se torna velho numa velocidade espantosa. Envelhecemos à velocidade da luz. Tudo que nasce agora perderá o sentido, não foi? Por exemplo, eu estou escrevendo um texto num já obsoleto notebook que perdeu seu lugar para o tablet. E quando eu finalmente conseguir juntar dinheiro para dar entrada num tablet, este já será também ultrapassado e meu filho vai ficar rindo da minha cara por eu não saber como operar essa nova maravilha da tecnologia.

Mas falar de tecnologias que se tornam obsoletas é fácil. Difícil mesmo é aceitar que envelhecemos rapidamente e que nós próprios nos tornamos obsoletos.

Ora, vejam! A quem eu quero enganar com esse papo furado? Estou aqui no meio da madrugada tentando achar algo interessante para fazer e, quando tento escrever alguma coisa aqui para este blog, percebo que os blogs já estão ultrapassados e que, provavelmente, ninguém vai se dar ao trabalho de ler um texto com mais de 140 caracteres. Ler um texto que supere esse número de dados representa perda tempo, pois, hoje, 140 caracteres são tudo o que as pessoas precisam para se informar, se entreter, desabafar, interagir, flertar, etc. Ninguém tem mais tempo para perder com textos “muito longos”. Se você parar para ler um texto com mais de um parágrafo você já está ficando velho e sendo deixado para trás nessa corrida vertiginosa por informação que, no final das contas, mais deforma do que informa. Mas pelo menos você estará “antenado” com o que acontece no mundo todo: Quantas vezes o seu ídolo foi ao banheiro hoje? Quantos se empenharam em discutir alguma coisa que valesse a pena?

Não quero me obrigar a nada. Muito menos a escrever neste velho blog. Estou cansado e só preciso agora de uma boa noite de sono. Mas antes acho que vou ler mais um pouquinho aquele livro antigo com “200 Crônicas Escolhidas”, do Rubem Braga, que a minha doce amada me emprestou. Pois Rubem Braga não fica obsoleto nunca!

Deixe um comentário

