Penso, logo…

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento | 14 de julho - Calendarr

… posso ser preso – pelo menos no país em que pensar é privilégio de poucos. Se ontem foi o Dia Internacional do Rock’n’roll – estilo musical que sempre foi símbolo da liberdade – hoje, pelo menos no calendário de efemérides do Brasil, é o Dia da Liberdade de Pensamento.

Em tese, é a liberdade que todos nós temos de manter e defender nossa posição diante de um fato, um ponto de vista ou uma ideia, independente das visões dos outros.

Está lá na Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo XVIII): “Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”. E isso é tão elementar e importante para a democracia que vários países a incluíram em suas Constituições – até mesmo o Brasil de antigamente.

No Brasil atual, porém, a realidade é bem diferente e cada vez mais distante de tudo aquilo que está escrito na Carta Magna. Está cada vez mais difícil pensar nesse país. Está cada vez mais difícil de manter e defender nossa posição sem que alguém se sinta ofendido e nos acuse de estarmos fazendo propaganda político-ideológica – quando esse mesmo tipo de acusação é feito por outras pessoas totalmente idiotizadas por ideias político-ideológicas também.

Não importa se quem está na nossa frente é de direita ou de esquerda: A patrulha ideológica do “politicamente correto” está aí, para censurar nossa liberdade de pensamento e nossa liberdade de expressão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s